Quando se fala em segurança de barragens muitas pessoas se interessam pelo assunto, mas a maioria demonstra muitas dúvidas e até mesmo forte preocupação com o tema.
Afinal, acidentes ou incidentes podem ocorrer e, dependendo do porte da barragem, podem trazer graves consequências ambientais, econômicas e, principalmente, no aspecto humano.
É por isso que o trabalho desenvolvido pelos empreendedores deste setor tem ganhado cada vez mais relevância.
A gestão de barragens envolve conhecimento dos critérios técnicos de licenciamento, legislação, projeto, operação, manutenção e fiscalização de barragens. Tudo isso visando minimizar os possíveis riscos associados.
A urgência do monitoramento das barragens
Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado problemas nessa área. Os mais conhecidos foram dois grandes acidentes com barragens de rejeitos de mineração nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho.
Sendo que o caso de Brumadinho foi considerado o maior desastre mundial com barragens dos últimos 35 anos. Ele foi classificado também como o maior acidente de trabalho da história brasileira.
Não é sem motivo que o monitoramento destas estruturas chama a atenção tanto dos poderes públicos como da sociedade em geral. Principalmente no caso de barragens e vertedouros mais antigos.
Este constante acompanhamento precisa levar em consideração o envelhecimento das instalações, bem como a análise dos impactos sociais e ambientais, ao longo do tempo.
As novas exigências para segurança de barragens
Este é um desafio tão relevante que em 2010 o Brasil criou a Política Nacional de Segurança de Barragens, a PNSB.
Uma das ações concretas desta política foi o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, o SNISB.
Em função do avanço da tecnologia e de novas demandas da sociedade, a PNSB foi atualizada em 2020, trazendo novas obrigações para os empreendedores.
A necessidade de apoio técnico de alto nível
A nova lei estabelece, por exemplo, “a responsabilidade legal do empreendedor pela segurança da barragem, pelos danos decorrentes de seu rompimento, vazamento ou mau funcionamento e, independentemente da existência de culpa, pela reparação desses danos”.
A nova política aumentou para até R$ 1 bilhão a multa em caso de acidente. Outra exigência é a elaboração do Plano de Ação.
Diante das graves implicações e do alto grau de complexidade das ações que envolvem a segurança de barragens, torna-se imprescindível um apoio técnico de alto nível para garantir a proteção.
Por que a segurança de barragens é importante para as pessoas e para o país?
Primeiramente, as barragens tinham como objetivo combater a falta de água nos períodos mais secos.
Com o início da Revolução Industrial, a demanda aumentou, em razão do crescimento do consumo de água e de energia.
Como resultado desta evolução, as técnicas para projetar e construir as barragens foram sendo aprimoradas.
Dessa forma, apareceram as primeiras barragens modernas, como é o caso das barragens de concreto.
Elas são grandes estruturas que podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico para abastecimento, para a geração de energia, no caso das hidrelétricas, e também para depositar rejeitos e resíduos. Cada uma destes segmentos tem uma fiscalização específica.
Além das aplicabilidades citadas acima, as barragens são importantes também no uso industrial, para irrigação e navegação, além do turismo.
Elas também influenciam na regulação de vazões, reduzindo os efeitos das enchentes e das secas.
O impacto no dia a dia das pessoas
As barragens fazem parte do nosso cotidiano e, no fundo, boa parte da população nem percebe.
Começando pelo simples ato de acender a luz da sala, até a complexa estrutura energética da iluminação pública, ou o funcionamento do metrô em grandes cidades.
Você já imaginou o que aconteceria se faltasse água encanada? Se houvesse queda na produção de alimentos pela falta de irrigação? Pois é, as barragens têm tudo a ver com nossa segurança alimentar.
Por exemplo, para produzir um quilo de carne são utilizados 15.400 litros de água. Ou, na produção de um quilo de queijo a indústria utiliza 5.060 litros de água.
O cálculo foi feito pela Water Footprint, uma plataforma de colaboração entre empresas, organizações e indivíduos para resolver as crises hídricas mundiais.
Os motivos para se investir em segurança
De fato, por não ter esta percepção da importância das barragens, muitas pessoas podem ser levadas a acreditar que elas oferecem mais malefícios que benefícios.
Muito disso também se deve à necessidade de aprimoramento da gestão de risco, que faz parte da natureza do empreendimento.
Ainda mais: a alta demanda por minério de ferro, energia elétrica e água nos indica que há muito a ser feito para aumentar a sensação de segurança e melhorar a imagem pública das barragens, principalmente nas comunidades em que ela está inserida.
Em suma, estes são motivos de sobra para que se invista cada vez mais em manutenção, monitoramento e segurança dessas estruturas.
Lessen: engenharia de recursos hídricos e segurança de barragens
Como vimos, a segurança de barragens envolve questões diversas e complexas e, por isso, exige a atuação de especialistas experientes e com conhecimento multidisciplinar.
Isso é indispensável para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões efetivas e consistentes com o nível de segurança esperado.
Esta é uma das principais finalidades da Lessen, uma empresa especializada em engenharia de recursos hídricos e segurança de barragens.
Sistema Integrado de Segurança de Barragens
A Lessen tem uma abordagem técnica e operacional, com foco no Sistema Integrado de Segurança de Barragens.
O SISB é conceitualmente consistente e metodologicamente flexível, pois é desenhado, caso a caso , conforme a estrutura de cada empreendimento.
A atuação integrada tem na base o SGS – Sistema de Gestão de Segurança, transversalmente o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade e o SGA – Sistema de Gestão Ambiental.
Profissionais especializados e atualizados
Em parceria com os empreendedores, a Lessen desenvolve atividades de monitoramento e avaliação de segurança de barragens.
Por meio desta visão estratégica, a Lessen antecipa e programa ações de acordo com as tendências ou alterações normativas, mantendo o empreendimento sempre atualizado e seguro.
Com a Lessen, o empreendedor tem à sua disposição as competências técnicas necessárias para tomadas de decisão seguras, sem perder de vista o aumento de desempenho.
Você gostaria de ter mais informações? Entre em contato com a Lessen para saber mais sobre estas estratégias de segurança de barragens.